AcontecendoPolíticaTotal de candidatos a vereador em Avaré pode ultrapassar o número das eleições municipais de 2016

Convenções definem seis candidatos a prefeito com duas mulheres na disputa, um feito inédito na história da cidade
A Comarca21 de setembro de 20207 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/09/candidatos.png

A corrida eleitoral em Avaré deverá ser uma disputa bastante acirrada em relação a 2016, quando o município teve três candidatos a prefeito e 229 candidatos a vereador. Este ano, até o momento, são seis nomes disputando a prefeitura e mais de 200 pretensos candidatos as 13 vagas da Câmara Municipal.

Falando em Câmara Municipal, dos atuais 13 vereadores apenas dois não tentarão a reeleição: Antônio Ângelo Cicirelli, o Toninho da Lorsa, que foi lançado como pré-candidato a vice-prefeito ao lado do Sargento Monteiro, pela coligação PSL, PSC e PRTB, e o médico Ernesto Ferreira de Albuquerque (PT), que não irá disputar as eleições este ano.

Os demais 11 poderão estar no páreo à reeleição, mas não de forma oficial: Adalgisa Ward (PSD); Alessandro Rios (em dúvida), Estati do Bar, Jairinho do Paineiras, Coronel Morelli, Ivan da Comitiva e Roberto Araujo (todos os seis pelo PTB); Cabo Sérgio e Flávio Zandoná (ambos pelo Cidadania); Marialva Biazon (PSC); e Barreto do Mercado (PT).

PREFEITURÁVEIS – Pela primeira vez na história política do município duas mulheres estarão na disputa pela Prefeitura de Avaré. O Podemos, encabeçado pelo advogado e ex-vereador Marcelo José Ortega, lançou uma dobradinha feminina formada pela advogada Teresa Fonseca, para prefeita, e pela arquiteta urbanista Emilly Cândido. Ambas disputam cargo eletivo pela primeira vez.

O outro partido que lançou uma pré-candidata mulher foi o PSDB, legenda que estaria desarticulada em Avaré até então. Depois da saída de alguns políticos de peso, como os vereadores Toninho da Lorsa e Marialva Biazon, entre outros nomes, o partido tucano ficou nas mãos da advogada Maria Cristina Chaddad (presidente), que acabou lançada como pré-candidata a prefeita esta semana.

A convenção tucana foi realizada no último dia estipulado pelo TSE, na quarta-feira,16, ocasião em que o empresário conhecido como Paulinho Pantheon foi indicado como vice de Maria Cristina Chaddad. Porém, os nomes dos pré-candidatos a vereador pelo PSDB não foram apresentados, devendo a lista ser enviado à Justiça Eleitoral de Avaré até o final do mês.

Os demais pré-candidatos a prefeito também estão com suas candidaturas previamente lançadas, sendo que a dupla Sargento Monteiro e Toninho da Lorsa, da coligação majoritária PSL, PSC e PRTB, foi conhecida primeiramente por ter realizado convenção no feriado de 7 de setembro.

Já a maior coligação majoritária, formada por oito partidos – PSD, PV, PDT, DEM, Republicanos, Avante, Cidadania e Patriotas – lançou os nomes de Denílson Ziroldo (PSD) para prefeito e Erica Alves (Republicanos) para vice. A convenção dos partidos da coligação foi realizada no sábado, 12.

O atual prefeito, Jô Silvestre, lançou sua pré-candidatura a reeleição como prefeito no domingo, dia 13. Ele deverá disputar as eleições pela coligação formada pelos partidos PTB, PSB, PL e MDB.

E finalmente o PT, que também disputará o pleito de 15 de novembro com chapa pura, tendo como pré-candidatos a prefeito e vice o Professor Sebastião e o ativista cultural Antônio Marcos de Campos.

VEREANÇA – De acordo com um levantamento feito pelo Jornal A Comarca, o número de candidatos a vereador em 2020 deverá ser maior que o das eleições municipais de 2016, quando Avaré teve 229 candidatos as 13 vagas na Câmara Municipal. Este ano, até o momento, estima-se que já existam cerca de 250 pretensos candidatos.

Ao todo são 17 partidos que participarão das eleições municipais deste ano, sendo três coligações majoritárias para prefeito e três chapas puras, ou seja, formadas somente por candidatos dos próprios partidos.

A maior coligação majoritária, formada por oito partidos, deverá ter em torno de 130 candidatos a vereador, lembrando que para as eleições de 2020 não haverá coligação para esse cargo eletivo, ou seja, candidatos ao cargo de vereador somente poderão participar em chapa única dentro do partido.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *