CidadeCultura“Vozes do Sertão” homenageia Carlos Alonso e celebra a cultura sertaneja raiz em Avaré

Evento gratuito reúne música, poesia e memória no Centro Cultural Estação das Artes, no dia 11 de setembro
Reportagem29 de agosto de 20265 min

A memória, a música e a poesia estarão reunidas em uma noite especial em Avaré. No dia 11 de setembro, sexta-feira, às 19h, o Centro Cultural Estação das Artes recebe o evento “Vozes do Sertão: Tributo a Carlos Alonso”, uma homenagem ao músico e poeta que dedicou sua trajetória à valorização da música sertaneja de raiz e da cultura tradicional paulista. A entrada é franca.

Falecido recentemente, Carlos Alonso deixou uma vasta obra e uma importante contribuição para a cultura avareense. Entre suas realizações está a fundação do Clube da Viola de Avaré, iniciativa que contribuiu para preservar, divulgar e fortalecer a música caipira e as tradições culturais ligadas ao universo sertanejo.

Publicidade
Espaço disponível Você chegou até aqui lendo. Seu cliente também chega, e é aqui que ele para. 300×250 · 4.480 impressões/mês
após o 2º parágrafo da matéria
R$ 420/mês Anuncie aqui

Mais do que recordar sua trajetória, “Vozes do Sertão” busca manter viva a memória de Carlos Alonso por meio da própria linguagem que marcou sua vida: a arte. A programação contará com apresentações musicais de artistas que foram influenciados por seu trabalho, celebrando a importância de sua atuação como incentivador e difusor da música sertaneja de raiz.

A poesia também terá papel de destaque durante a noite. Carlos Alonso fazia parte do Centro Literário Anita Ferreira de Maria, e o evento contará com declamações de poesias, resgatando uma dimensão importante de sua produção artística e de sua relação com a literatura.

A proposta é transformar a homenagem em uma verdadeira celebração da cultura e das raízes do interior paulista. “Vozes do Sertão” pretende reunir diferentes expressões artísticas para reverenciar a trajetória de Carlos Alonso e preservar suas contribuições para as novas gerações.

Homenagem a Antônio Castilho – Além do tributo a Carlos Alonso, o evento também terá um momento dedicado à memória do ator e poeta Antônio Castilho, outro nome ligado à produção artística e cultural de Avaré.

A homenagem reforça o propósito da iniciativa de valorizar artistas que contribuíram para a construção da identidade cultural do município e que deixaram, por meio de suas obras, marcas na memória da comunidade.

Cultura e memória – “Vozes do Sertão” foi realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), lei de incentivo do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cultura.

A iniciativa propõe uma noite de encontro entre música, literatura e memória, reverenciando Carlos Alonso da forma como ele melhor se expressava: por meio da arte.

Ao reunir músicos influenciados por seu trabalho, poetas e representantes da cultura local, o evento também reafirma a importância de preservar manifestações tradicionais que fazem parte da história e da identidade de Avaré.

A comunidade está convidada a participar dessa celebração. A entrada é gratuita. A Estação das Artes fica na R. Cel. Coutinho, 995, Braz II.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua marca ao lado da notícia de Avaré e região. Anuncie conosco Política de Privacidade