AcontecendoGeralRegiãoArcebispo decide manter igrejas e capelas fechadas

Dom Maurício proíbe que padres promovam aglomeração de fiéis para evitar mais contágios da Covid-19
A Comarca25 de abril de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/04/94396858_1084799001899378_778209041372413952_n.jpg

Gesiel Júnior

Especial para A Comarca

Em novo decreto distribuído para todas as paróquias da Arquidiocese de Botucatu, o arcebispo metropolitano dom Maurício Grotto de Camargo determinou que as igrejas e capelas das 46 paróquias da região permaneçam fechadas. “Tendo consciência de que tanto o número de infectados pela Covid-19, quanto de mortos é muito maior do que os números apresentados oficialmente, temos que intensificar medidas sempre com a preservação e cuidado pela vida diante desta pandemia”, enfatizou.

Nesta orientação, mais abrangente do que a expedida em 19 de março, o arcebispo proíbe aos padres “qualquer tipo de iniciativa que possa provocar deslocamento de nossos fiéis motivando aglomeração”, em sistema de “drive-throug”, como por exemplo, a entrega do sacramento eucarístico a domicílio, bem como a administração de bênçãos ou outros sacramentos nas casas.

Essa medida dom Maurício a tomou porque alguns padres, sem uso de máscaras, entregaram, na semana passada, a comunhão eucarística na residência de paroquianos, o que representa alto risco de contágio entre as partes.

Já para o atendimento nas secretarias paroquiais dom Maurício determina que sejam observadas “rigidamente” as orientações de proteção de saúde dos fiéis, como dos funcionários, recomendando o uso de máscaras, álcool em gel, limpeza constante nos ambientes, assim como o distanciamento social de, no mínimo, dois metros.

MOTIVAÇÃO ESPIRITUAL – Ao contrário de outras dioceses, como a de Campo Grande (MS), onde há novas regras para retomada de celebrações religiosas obedecendo o limite máximo de 30% da capacidade normal de cada igreja, a de Botucatu nada alterou. “Não podemos ser indiferentes, muito menos provocar atitudes irresponsáveis colocando em risco nossas famílias”, afirmou dom Maurício em seu decreto. “Continuamos com o sagrado compromisso com a vida e o bem comum, pois somos chamados a unir esforços com as autoridades e profissionais especializados dentro da sociedade brasileira”, argumentou.

O arcebispo pediu ao clero para continuar trabalhando “na motivação espiritual de evangelização, assim como acompanhamento de fiéis, pelos meios de comunicação social, para que ninguém se sinta abandonado neste momento”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *