AgriculturaCidadeDestaqueAvaré será pioneira ao sediar o primeiro Centro de Excelência de Agroindústria do Brasil

Iniciativa do sistema FAESP-Senar e dos sindicatos rurais, com apoio do Senar Nacional e da CNA, tem o respaldo do prefeito Roberto Araujo (PL) e do vereador Pedro Fusco (PL), líder do governo na Câmara
Reportagem31 de outubro de 20254 min

A Estância Turística de Avaré conquistou um feito histórico: o município foi escolhido para abrigar o primeiro Centro de Excelência de Agroindústria do Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), durante reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em São Paulo

O projeto é resultado de um trabalho conjunto que contou com o apoio decisivo do prefeito Roberto Araujo (PL) e do vereador Pedro Fusco (PL), líder do prefeito na Câmara Municipal. O Centro de Excelência será instalado no antigo prédio do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Plimec, e promete impulsionar a industrialização rural, gerar empregos e fortalecer a economia regional.

O encontro que selou a parceria contou com a presença do presidente da Faesp, Tirso Meirelles, do diretor-secretário Marcio Vaçoler, do diretor tesoureiro do Sindicato Rural, Pedro Luchesi, e do gestor de Agronegócio de Avaré, Pedro Guazelli.

O Centro de Excelência de Agroindústria é uma iniciativa do sistema FAESP-Senar e dos sindicatos rurais, com apoio do Senar Nacional e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O espaço vai capacitar produtores rurais na transformação e industrialização de seus produtos, agregando valor à produção local.

“Esse é um Centro de Excelência que vai orientar o produtor a agregar valor ao seu produto. Por exemplo, transformar leite em queijo ou iogurte, frutas em doces e vegetais em conservas. Toda a cadeia produtiva será beneficiada”, explicou Pedro Luchesi, diretor do Sindicato Rural de Avaré.

O prefeito Roberto Araujo celebrou a conquista e destacou o impacto positivo do projeto. “Receber o primeiro Centro de Excelência de Agroindústria do Brasil é um reconhecimento da força produtiva de Avaré. Nosso pioneirismo neste projeto representa um salto de qualidade para nossos produtores, gerando emprego, renda e desenvolvimento. É um divisor de águas para a economia local”, afirmou o prefeito.

O vereador Pedro Fusco, que acompanhou o processo de perto, também ressaltou a importância do empreendimento. “A instalação deste Centro é uma grande vitória e mostra que estamos no caminho certo. Ele vai permitir que pequenos e médios produtores passem da simples produção para a industrialização, agregando valor e fortalecendo toda a economia rural. É um legado para as futuras gerações”, destacou o parlamentar.

Na segunda-feira, 3 de novembro, a Câmara Municipal de Avaré vai analisar o projeto de concessão da área para a implantação do Centro. Após a autorização legislativa, o município dará início à fase de implementação, consolidando-se como referência nacional em inovação agroindustrial.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *