PolíticaDeputado afastado é candidato ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fernando Cury foi afastado da Alesp por importunação sexual contra a deputada Isa Penna
A Comarca13 de agosto de 20213 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/08/deputado-Fernando-Cury.jpeg

Uma polêmica tem gerado desconforto nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), bem como em redes sociais. Trata-se da candidatura do deputado Fernando Cury (Cidadania) ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), já que o parlamentar encontra-se afastado de suas funções como deputado por ser acusado de assédio contra a deputada Isa Penna (PSOL).

A tentativa de Fernando Cury de se manter a frente do Condeca, órgão que tem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em todo o Estado de São Paulo, gerou incomodo em organizações sociais que atuam na área.

Em dezembro de 2020, o caso de assédio veio a público quando as câmeras de segurança da Alesp flagraram o momento em que o deputado  teria passado a mão no corpo da deputada Isa Penna, no plenário, durante a votação do Orçamento do Estado para 2021. A deputada chegou a empurrá-lo em demonstração de profundo repúdio.

A suspensão do mandato de Fernando Cury foi inédita na Casa Legislativa do Estado de São Paulo, e ocorreu após concordância de todos os deputados líderes de partido.

No domingo, dia 15 de Agosto, a Alesp vai sediar a eleição dos novos conselheiros do Condeca, mas o clima entre os candidatos é de indignação por permitir que um deputado afastado dispute uma cadeira em um órgão importante na garantia e proteção da pessoa humana.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *