EconomiaEmpresários já podem consultar o Cadastro Positivo do SPC Brasil

Acesso a dados só poderá ser feito por empresas nas quais o consumidor buscar crédito
A Comarca15 de janeiro de 20203 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/01/cadastro-positivo-1280x720.jpg

Instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito já podem consultar, a partir desta quarta-feira (15) as informações do Cadastro Positivo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores e tem como finalidade subsidiar a análise dos clientes. Seus principais efeitos serão diminuir a assimetria de informações e dar mais segurança para o empresário que concede crédito e proporcionar uma análise individualizada para os consumidores, abrindo a possibilidade de juros menores e condições diferenciadas de acordo com o perfil de risco.

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações na base de dados do SPC Brasil: Score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento); Indice de pontualidade de pagamento (percentual de contas quitadas ou vencidas); Indice de comportamento de gastos (principais gastos categorizados por tipo de crédito, como cartão, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros);  Indice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas (segmentos em que o consumidor mais tem buscado crédito).

Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *