AcontecendoDestaqueEquipe da Educação Especial participa de capacitação sobre fisiologia do ouvido

Formação voltada para profissionais de suporte à criança com deficiência auditiva foi ministrada por fonoaudióloga da USP
A Comarca6 de outubro de 20213 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/10/download.jpg

Professores, diretores, supervisores e equipes de suporte emergencial à criança com deficiência auditiva receberam formação técnica sobre a fisiologia do ouvido e o processo de aquisição fonológica.

Realizada no último dia 24, a capacitação voltada para a equipe da Educação Especial foi conduzida pela fonoaudióloga Ana Luiza Vieira de Sant´anna (USP/Bauru), colaboradora do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão que administra os processos inclusivos em toda a Rede Municipal de Ensino.

A atividade marcou o encerramento de setembro, mês dedicado à luta da comunidade surda pelos seus direitos.

“A formação é parte importante do processo de reestruturação inclusiva que está em andamento no município, e reforça o viés científico utilizado na acolhida e no suporte pedagógico às crianças matriculadas na rede que integram esse público-alvo”, ressalta a Secretaria Municipal de Educação.

Avaré está em processo de implantação do modelo bilíngue ou bimodal, no qual o estudante com deficiência auditiva recebe apoio personalizado de um profissional com formação na área.

A proposta é estimular duplamente o processo de comunicação, seja através da Língua Portuguesa ou por meio da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial do Brasil.

“Esse modelo de atendimento, validado por publicações da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e da National Institutes of Health (EUA), já apresenta resultados positivos. Ao favorecer a criação de meios complementares de comunicação entre professores, alunos e suas famílias, as crianças têm ampliadas as possibilidades de acesso à educação, um direito de todos”, ressalta a Educação.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *