AcontecendoEstá na Câmara projeto que pede regularização do Uber em Avaré

A Comarca6 de setembro de 20183 min

Da Redação

Já está tramitando nas comissões da Câmara Municipal o projeto de lei 89/2018, de autoria do prefeito Jô Silvestre, que dispõe sobre a regulamentação do serviço remunerado para transporte individual de passageiros em Avaré (taxis) e também de plataformas tecnológicas ligadas à rede mundial de computadores, os chamados aplicativos, do tipo Uber.

A questão veio à tona depois que o serviço de Uber começou a funcionar em Avaré, em maio deste ano, notícia que foi veiculada pelo Jornal A Comarca dando enfoque a supostos constrangimentos que uma motorista do aplicativo teria sofrido por parte de taxistas da cidade. Em contrapartida, um grupo de motoristas procurou pela Câmara Municipal na tentativa de que os vereadores intercedessem junto ao prefeito, no sentido de que uma lei fosse elaborara e aprovada com objetivo de regulamentar esse tipo de serviço no município.

Na segunda-feira, 3, novamente um grupo de taxistas esteve presente na Câmara na esperança de que o projeto fosse votado pelos vereadores, mas receberam a informação de que o prefeito havia protocolado a documentação naquele dia e que as comissões ainda teriam que analisar.

DISCUSSÃO – Embora o projeto já esteja tramitando nas comissões da Câmara, ainda não há uma data para que ele seja colocado em discussão durante uma sessão ordinária. Os vereadores querem convocar uma audiência pública onde tanto taxistas e motoristas de aplicativos como o Uber possam discutir o assunto de forma democrática.

Em Botucatu a discussão está a todo vapor e esta semana ocorreu uma reunião na Câmara. O aplicativo UBER já funciona na cidade desde março e em breve terão início as operações do 99POP. Nos últimos anos taxistas de Botucatu se organizaram e se modernizaram com cooperativas.