RegiãoPCH Ponte Branca deve começar a gerar energia elétrica ainda no primeiro semestre de 2020

Usina fica em Águas de Santa Bárbara e a formação do seu reservatório deve aumentar o nível do Rio Pardo
A Comarca24 de janeiro de 202014 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/01/pe_pch_pbr_5.jpg

Recentemente, a assessoria da empresa PB Produção de Energia Elétrica informou que começará a formação do reservatório da PCH Ponte Branca, localizada na Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara. A PB declarou ainda que iniciará a formação da represa porque já cumpriu todas as etapas de licenciamento ambiental necessárias.

Com a formação do reservatório, o nível do Rio Pardo, que corta a estância, deverá subir por causa do fechamento parcial das comportas da usina, até cerca de um quilômetro rio acima a partir da Rodovia Castelo Branco, em Iaras. O Rio Novo também deve ter seu nível influenciado pela formação do reservatório.

Para a PB, a entrada em operação da PCH Ponte Branca é um marco histórico “pois representa a conclusão das obras civis e o início da última fase, até a geração de energia elétrica, o que reflete que todas as obrigações foram cumpridas pelo projeto, tanto com a sociedade como com o meio ambiente”.

Com o reservatório cheio, as obras concluídas e as licenças de operação emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a PCH Ponte Branca poderá gerar energia, o que está previsto para o primeiro semestre de 2020.

FAUNA E FLORA – A PB informou que a supressão vegetal da área do reservatório será feita respeitando todos os pré-requisitos legais e ambientais e durante a supressão (corte de árvores) toda fauna será afugentada para áreas de mata preservada, e aqueles que não conseguirem se deslocar serão resgatados e levados até locais apropriados, chamadas áreas de soltura. Equipes também realizarão durante o enchimento do reservatório em 2020, o trabalho de resgate da flora. (Com informações do Jornal Sudoeste Paulista).

A PCH PONTE BRANCA – Pequena Central Hidrelétrica – PCH Ponte Branca é uma usina em implantação, com potência instalada estimada de 10,5 MW, localizada no Rio Pardo no estado de São Paulo, nos municípios de Iaras e Águas de Santa Bárbara. Uma PCH é uma usina de pequeno porte que produz energia elétrica utilizando-se das águas do rio. Esta energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, limpa e permanente, que não produz gás de efeito estufa. Uma usina é considerada PCH por causa da sua potência instalada e do tamanho do seu reservatório.

One comment

  • Clenilton lima

    24 de janeiro de 2020 at 19:21

    Fiz parte desse empreendimentos..

    Reply

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *