AcontecendoPresença de moluscos no Lago Bertha Bannwart pode representar risco à população

A Comarca21 de janeiro de 20156 min

Presença de moluscos no Lago Bertha Bannwart pode representar risco à população

Da Redação

Lago Bertha Bannwart (2)

A atual situação do Lago Bertha Bannwart, espaço que já foi considerado por muitos moradores do entorno como sendo o “cartão postal da Brabância”, preocupa os professores da Eduvale Lígia Corazza (coordenadora do curso de Ciências Biológicas) e Luiz Rodrigo Miyamoto (coordenador de Agronomia).

De acordo com as explicações dos professores, que visitaram o Lago na última terça-feira, 13, o grande perigo não estaria somente na infestação de aguapés e demais plantas aquáticas, mas sim na grande proliferação de moluscos que pode ser encontrada entre as plantas e nas margens do lago.

Para a bióloga, os moluscos, em sua maioria caramujos, podem inclusive causar danos à saúde humana, visto que, caso estejam contaminados, podem transmitir uma série de doenças, incluindo a Leishmaniose.

No entanto, tanto Ligia, quanto Luiz Rodrigo destacam que não é possível afirmar que os moluscos existentes no Lago da Brabância estejam contaminados, mas mesmo sem a afirmação, os professores afirmam que a população precisa ter cuidado e não manipular os caramujos e outros moluscos.

Outro fato comentado pelos profissionais durante a visita é que, mesmo com a infestação dos aguapés e moluscos, ainda foi possível encontrar vestígios de pesca no espaço. “Caso exista contaminação, é muito perigoso que as pessoas continuam consumindo os peixes que ainda existem neste lago”, comentou Ligia.

INSATISFAÇÃO – No mesmo dia, moradores próximos ao Bertha Bannwart afirmaram sua insatisfação com a situação em que o espaço se encontra.

Para a aposentada Ana Maria da Silva, que caracterizou a situação como “abandono”, o estado do lago e seu entorno acabou como uma das poucas formas de lazer existentes na cidade. “Quando o espaço era limpo, todo dia, de manhã e a tarde, o Lago ficava cheio de idosos e crianças, que vinham aqui pescar, andar de bicicleta. Agora não dá gosto nem olhar pra esse lado”, comentou.

A aposentada diz ainda que é preciso que o prefeito Poio Novaes “se mexa mais” , para que o local volte a ser um ponto de encontro de famílias.

A vendedora autônoma Josefa de Cassia Guerson, que vive nas proximidades do Lago há cerca de 10 anos, a atual situação seria uma das pioras que já presenciou. “Realmente, está muito abandonado. Tomara que a limpeza do local ocorra o mais rápido possível”, destacou.

MELHORIAS – A Prefeitura de Avaré encaminhou a imprensa nota a imprensa afirmando que serviços de limpeza e manutenção devem solucionar os problemas encontrados no Lago da Brabância.
De acordo com o divulgado, a limpeza do lago deve ser realizada em duas fases. A primeira será a limpeza superficial, e a segunda será realizada com o esvaziamento parcial do lago, para que seja realizado o desassoreamento.

Segundo os secretários Júlio Ruffin Pinhel (Meio Ambiente) e Ricardo Aurani (Serviços), a primeira providência para providenciar os serviços já teriam sido tomadas, já que na última quarta-feira, 14, a Prefeitura teria enviado a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) a solicitação para autorizar para limpeza do lago.

O procedimento deve contar ainda com a parceria do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) de Piraju, para realizar o desassoreamento. O departamento deve ceder uma dragline, máquina escavadeira de grande porte, para agilizar a execução do serviço.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *