AcontecendoProfissional fala sobre compulsão por alimentação saudável

A Comarca6 de setembro de 20184 min

Profissional fala sobre compulsão por alimentação saudável

Da Redação

As campanhas sobre alimentação saudável vêm tomando um amplo espaço nas redes sociais, nas academias, escolas e demais veículos de comunicação. De acordo com especialistas, manter uma dieta balanceada é fundamental para o funcionamento do organismo, deixando-o menos vulnerável à contração de doenças infecciosas. Mas o que muita gente não sabe, é que a compulsão por alimentação saudável pode virar um transtorno e o efeito pode ser reverso. Neste contexto, em comemoração ao Dia do Nutricionista, o Jornal A Comarca preparou uma reportagem especial sobre os riscos da ortorexia nervosa com o profissional e especialista em Nutrição e Metabolismo aplicado à atividade motora, Ivo Bernardes.

Segundo o nutricionista, “o sentimento excessivo de culpa ao ingerir determinado alimento que está fora do cardápio cotidiano pode ser sinônimo de alerta: Tal ato se configura em um dos primeiros sintomas da ortorexia nervosa”, alerta. Ele explica que o distúrbio também é conhecido como “transtorno de comer saudável”, e é quase como uma anorexia nervosa, mas com algumas distinções. “O indivíduo com o transtorno tem obsessão pela sua escolha alimentar, sendo extremamente rígido consigo mesmo a respeito dos alimentos que consome. Esse transtorno tem sido mostrado na literatura científica atual, mas ainda não é oficializado pelo DSM (Manual de Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais), pois ainda faltam estudos que determinem um critério de diagnóstico”.

O especialista também pontua que o transtorno traz à pessoa grandes prejuízos nos ambitos sociais, laborais, fisiológicos e psicológicos. “É alguém que gasta mais de 3 horas pensando em comer; que se sente muito culpado quando comete alguma transgressão; que pode deixar de ter vínculos sociais por causa de comida; e até desenvolver doenças nutricionais devido a sua obsessão.

E assim, como outros distúrbios, a ortorexia também precisa ser tratada, e de preferência, com a ajuda de profissionais como psicólogos, nutricionistas e psiquiatras. “Por isso, antes de fazer uma dieta, é de fundamental importância a consulta com um nutricionista. Dessa forma, o profissional fomentará um cardápio adequado, com as porções corretas a serem ingeridas”, finalizou.