AcontecendoSeja Digital estabelece critérios para fornecer kits de TV digital

A Comarca24 de agosto de 20186 min

Seja Digital estabelece critérios para fornecer kits de TV digital

Da Redação

A Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e Prefeitura, realizaram no início do mês, um treinamento para os servidores da Educação, Promoção Social, Agentes de Saúde. A finalidade é habitá-los a levarem informação à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorrerá no dia 28 de novembro. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em mais de 60 municípios da região. “O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som, semelhantes aos de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Vanessa Munhoz, consultora de mobilização da Seja Digital na região.

CAPACITAÇÃO – A parceria entre a Seja Digital e a Prefeitura de Águas prevê a capacitação de mais de 100 servidores. O objetivo é habilitar os servidores públicos para que atuem como disseminadores do processo de digitalização do sinal de TV, orientando os munícipes a adquirirem seus kits de conversão. Vanessa destaca os agentes de saúde e de vigilância sanitária, que visitam assiduamente diversas famílias do município, em especial àquelas que se encontram sob situação de vulnerabilidade social.

Mais de 845 mil kits gratuitos (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos nas 395 cidades do interior de São Paulo. Àqueles que não sabem se têm direito ao kit, devem ligar gratuitamente no 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o site sejadigital.com.br/kit e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos autorizados pela Seja Digital

SOBRE A ENTIDADE A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, responsável por viabilizar o processo da transferência de sinal analógico digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social, além de distribuir kits de conversão a famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também atua na checagem de adesão às mudanças e remanejamento de canais nas frequências. Dede 2015 a entidade tem trabalhado em prol de ações que maximizem o acesso da população brasileira aos avanços do âmbito televisivo.  Conforme previsto no cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios brasileiros desfrutarão dos benefícios da mudança. A fomentação da inclusão digital é uma das principais diretrizes da instituição, a qual desenvolve projetos que possibilitem acessibilidade à população de baixa renda.

“Nosso foco é atender a essa população para que todos tenham o sinal digital e comprovem os inúmeros benefícios que ela tem a oferecer”, finaliza Vanessa.