AcontecendoPrefeitura ainda não regularizou transferência de terreno para construção da Fatec

A Comarca6 de julho de 20186 min

Prefeitura ainda não regularizou transferência de terreno para construção da Fatec

Da Redação

Passados quatro meses desde que o Jornal A Comarca trouxe a notícia sobre as obras de construção da Faculdade de Tecnologia de Avaré, a Fatec, as coisas ainda continuam no papel bem como o jogo de empurra entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as escolas e faculdades técnicas espalhadas por todo estado.

Em meados de março deste ano, a assessoria do Centro Paula Souza informou que a instituição estava no aguardo que a Prefeitura de Avaré se manifestasse para dar andamento ao processo de implantação da Fatec na cidade. Por outro lado, a Secretaria de Comunicação rebateu a autarquia dizendo que a área localizada no Bairro do Camargo continuava disponível para a construção da Fatec, e o que estaria faltando era somente o início das obras por parte do Governo do Estado. “Na última consulta feita pelo Departamento de Convênios da Prefeitura (Decon), a obra estava em fase de licitação para contratação da empresa que vai realizar as obras. A expectativa da Prefeitura é que as obras tenham início ainda em 2018”, dizia a nota da Secom.

TRANSFERÊNCIA – Esta semana o Jornal A Comarca voltou a questionar o Centro Paula Souza (CPS) quanto ao início das obras da Fatec, e a resposta mais uma vez foi taxativa: “A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informa que a instituição aguarda tratativas do processo de transferência de terreno da Prefeitura”, diz a nota assinada pela Assessoria.

Já a Prefeitura não deu o seu posicionamento quanto à questão, em virtude do secretário de Comunicação Josená Bijolada de Araújo, o Zena, encontrar-se de férias e nenhum responsável teria sido deixado em seu lugar para comentar o assunto.

RISCO DE PERDA – Embora nada se comente sobre a possibilidade de Avaré perder a Fatec, existe pelo menos um caso, o da cidade de Barretos, aonde o CPS chegou a suspender a instalação de uma unidade porque não houve evolução nas tratativas ou novos contratos sobre o andamento do processo. Em ofício assinado pela superintendente da autarquia, Laura Laganá, despachado em novembro de 2016 à Câmara Municipal de Barretos, é explicado que “a instituição estava na dependência de providências a serem adotadas pela prefeitura para dar continuidade ao processo que se arrasta desde 2013”. Como não houve evolução por parte do Executivo, o projeto de instalação ou construção da Fatec foi cancelado.

Em Avaré, as tratativas vêm se arrastando desde que a Etec Fausto Mazzola foi instalada em 2006. De lá para cá, a escola foi crescendo e o sonho de instalação de uma Fatec foi ganhando vulto, mobilizando a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Centro Paula Souza. Já em 2013, durante a gestão do prefeito Poio Novaes, a coordenação do Centro Paula Souza esteve na cidade para analisar as alternativas de áreas disponibilizadas pela Prefeitura, e um terreno localizado no Bairro do Camargo foi o escolhido considerando a facilidade de acesso à Rodovia João Mellão (SP-255) e das dimensões da área.

No atual governo de Jô Silvestre, que já dura 19 meses, até agora nada foi cogitado por parte do Executivo e nem tão pouco pelos vereadores da base, que em momento algum se pronunciaram em prol da Fatec.