DestaqueGeralRegiãoPresídios de Avaré e região recebem mais de 143 mil máscaras

Além de insumos adquiridos pela Secretaria da Administração Penitenciária, também há outros provenientes de doações
A Comarca4 de julho de 2020526 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Agente-de-segurança-entrega-máscaras-para-presos-do-CDP-de-Pontal.jpg

Por Marcus Liborio – CRN

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) já distribuiu, de março até o momento, 2.744.620 materiais descartáveis e reutilizáveis nas 176 unidades prisionais do estado para reeducandos e servidores. Somente nos presídios de Avaré e região, foram entregues 143.892 máscaras de proteção facial (veja quadro abaixo) como medida de prevenção à propagação da Covid-19.

  Deste total, 9.590 correspondem à produção de presos que cumprem pena em unidades da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN). Os estabelecimentos penais da região também receberam doações do Grupo Itaú (47.899); Departamento Penitenciário Nacional (66.814); Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (685); Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (15.700); além de empresas, instituições filantrópicas e religiosas (3.204).

 NO ESTADO

Em todo estado, a SAP já distribuiu 2.744.620 materiais descartáveis e reutilizáveis, sendo 400 mil máscaras descartáveis adquiridas pela Pasta e outras 100 mil recebidas do governo estadual. Outros cerca de 1,5 milhão de itens foram doados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Saúde, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A iniciativa “Todos pela Saúde”, formada pelo Instituto Ação Pela Paz e outras instituições, por sua vez, doou outras 852.600 máscaras reutilizáveis ao sistema prisional paulista.

Além disso, o trabalho de distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tem sido continuo pela SAP visando a proteção contra a Covid-19. Até o momento, foram entregues cerca de 5,5 milhões de luvas descartáveis, 4 mil óculos de proteção, 10 mil toucas cirúrgicas, 540 protetores faciais tipo “face shield” e 153.830 aventais descartáveis.

Neste período, a Secretaria também adquiriu e distribuiu 74,4 mil litros e cerca de 14 mil frascos de 440 gramas cada de álcool em gel para higienização, além de outros itens como álcool 70%, sabonete líquido, detergente, hipoclorito de sódio, que continuam sendo obtidos e distribuídos pela SAP.

 FUNAP

Os reeducandos de várias regiões do estado também vêm contribuindo para o esforço de produção de EPIs para proteção contra a doença graças à parceria entre a SAP e a Funap. De 25 de março até o momento, já foram produzidas 4,2 milhões de máscaras, além de 10 mil escudos de proteção facial, 25 mil aventais e 7 mil toucas.

Os itens são vendidos a preço de custo prioritariamente às forças de segurança e equipes de saúde do estado. Os recursos adquiridos são utilizados para remunerar os presos com três quartos do salário mínimo, conforme determina a legislação vigente, além de adquirir insumos para a produção.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *