AcontecendoPolíticaRenovada, Câmara de Avaré terá, pela primeira vez, quatro vereadoras

Oito das 13 cadeiras serão ocupadas por novos políticos; PT e PSDB ficam sem representantes; PSD e PTB tem as maiores bancadas
A Comarca23 de novembro de 202014 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Fachada-da-Câmara-2.jpg

Pela primeira vez no século 21 a eleição para a Câmara de Vereadores, feita em plena pandemia, provocou significativas mudanças na composição de suas cadeiras. Mais de um terço do Poder Legislativo será ocupado por gente nova na vida pública e a representatividade feminina cresceu numericamente como nunca.

Oito dos eleitos para a décima oitava legislatura (2021-2024) jamais exerceram mandatos legislativos e quatro mulheres estarão juntas na Câmara pela primeira vez, o que corresponde a quase um terço das vagas da casa.

Para surpresa da classe política apenas quatro vereadores atuais obtiveram a reeleição: professora Adalgisa Ward (a mais votada), Jairinho do Paineiras, Flávio Zandoná e Roberto Araujo, este o mais experiente pela conquista do seu sexto mandato consecutivo. O único ex-vereador a voltar ao legislativo é Marcelo Ortega, eleito pelo Podemos, legenda que ele próprio organizou.

Duas figuras expressivas ficaram de fora: o atual presidente da Câmara, Barreto do Mercado, e Marialva Biazon, que buscava seu sexto mandato, ela que por duas vezes presidiu a casa.

Três novidades surpreendentes: Ana Paula do Conselho, Tenente Carlos Wagner e Luiz Cláudio Despachante, cujos nomes não apareciam em nenhum prognóstico.

A futura Câmara terá diferentes profissionais, dentre os quais quatro advogados, duas professoras, um policial militar, um policial civil, um despachante, uma assistente social, um comerciante, um comerciário e um servidor municipal.

“Ainda que tenha sido uma eleição atípica, o seu resultado aponta a opção da maioria do eleitorado avareense por mudar a fisionomia de seus legisladores. A Câmara, afinal, reflete democraticamente como a cidade é na atualidade, quando é clara a expectativa por renovação política”, analisou o cronista e pesquisador Gesiel Júnior, autor de 40 livros sobre a história de Avaré.

Recomposição partidária

Ideologicamente a composição partidária da Câmara para a próxima legislatura é bem diversa. A base parlamentar de Jô Silvestre não terá maioria, já que contará com cinco integrantes: os petebistas Roberto Araujo, Jairinho do Paineiras e Léo Ripoli, a emedebista Carla Flores e o socialista Magno Greguer. Isto significa que o prefeito reeleito precisará costurar alianças futuras pela governabilidade.

Na oposição o PSD conquistou a maior bancada com quatro vereadores: professora Adalgisa, Luiz Cláudio Despachante, Dr. Hildalgo e Tenente Carlos Wagner.

Outros quatro partidos oposicionistas terão apenas um representante: Republicanos com a novata Ana Paula do Conselho, PSL com a Diretora Bel Dadario, Podemos com o experiente Marcelo Ortega e Cidadania com Flávio Zandoná.

Curiosamente, após 28 anos, PT e PSDB ficaram sem cadeiras na Câmara no próximo quadriênio.

Presidência da Câmara

Nos bastidores já começam as articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara no biênio 2021-2022. Nos anos de 2013 e 2017 foram eleitos presidentes dois novatos, então sem experiência política: a atual vice-prefeita Bruna Silvestre e Toninho da Lorsa, candidato derrotado a vice-prefeito.

Como a bancada oposicionista eleita tem maioria as negociações já começam e novamente um novato também pode assumir a presidência da casa, como foi o caso do empresário Benedito Carlos D’Agostini, em 1989, então o candidato à vereança mais votado. Mesmo sem experiência legislativa ele conduziu uma Constituinte e viabilizou a aprovação da Lei Orgânica Municipal, em 1990.

Ainda pode ser prematura qualquer previsão de quem será o próximo presidente do Legislativo. Porém se seguir essa tendência, talvez a escolha recaia numa mulher, no caso a vereadora reeleita Adalgisa Ward, que já tem experiência, será a mais velha na edilidade e foi a campeã de votos nas eleições de 2020.

Os reeleitos

ADALGISA WARD

Nascida em Avaré, educadora aposentada, solteira, 65 anos, Adalgisa Lopes Ward conquistou o segundo mandato com a maior votação do pleito (1.851 votos, 4,77%). É do PSD e faz oposição a Jô Silvestre. É irmã de Paulinho Ward, servidor municipal assassinado em 1998, quando era vereador.

FLÁVIO ZANDONÁ

Nascido em Avaré, comerciário, casado, 47 anos, Flávio Eduardo Zandoná foi reeleito com 671 votos (1,73%). Concorreu pelo partido Cidadania e faz oposição a Jô Silvestre.

JAIRINHO DO PAINEIRAS

Natural de São João da Ponte (MG), empresário, casado, 50 anos, Jairo Alves de Azevedo reelegeu-se com 1.575 votos (4,06%). Reside e tem negócios no Jardim Paineiras. É do PTB e da base de apoio do prefeito Jô Silvestre.

ROBERTO ARAUJO

Nascido em Avaré, policial civil aposentado, casado, 49 anos, Roberto de Araújo é hoje o mais experiente integrante do Poder Legislativo, pois conquistou o seu sexto mandato consecutivo ao obter 1.183 votos (3,05%). Presidiu a Câmara no biênio 2009-2010, é do PTB e faz parte da base de apoio do prefeito Jô Silvestre.

MARCELO ORTEGA

Nascido em Avaré, advogado, casado, 37 anos, Marcelo José Ortega elegeu-se pela terceira vez com 741 votos (1,91%). Já havia exercido duas legislaturas: 2001-2004 e 2013-2016. Foi secretário da Cultura na gestão de Joselyr Silvestre (2007-2008) e de Comunicação na gestão de Rogélio Barcheti (2009-2012).

Eleitos pela primeira vez

ANA PAULA DO CONSELHO

Nascida em Avaré, graduada em Assistência Social, casada, Ana Paula Tibúrcio de Godoy tem 33 anos é a mais jovem dentre os eleitos. Presidiu o Fundeb, integrou o Conselho Tutelar de Avaré e elegeu-se pelo partido Republicanos com 697 votos (1,80%).

CARLA FLORES

Nascida em Avaré, advogada, solteira, 44 anos, Carla Cristina Massaro Flores elegeu-se pelo MDB com 676 votos (1,74%). Foi coordenadora do Procon na gestão de Poio Novaes (2013-2016) e secretária de Comunicação do prefeito Jô Silvestre (2019-2020).

DIRETORA BEL DADARIO

Nascida em Santo Anastácio (SP), professora, divorciada, 57 anos, Maria Isabel Dadario elegeu-se pelo PSL com 586 votos (1,51%). Servidora municipal, dirigiu a Escola Municipal Anna Novaes de Carvalho.

DR. HIDALGO

Nascido em Avaré, advogado, casado, 37 anos, Hidalgo André de Freitas elegeu-se pelo PSD com 735 votos (1,89%). É pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

LÉO RÍPOLI

Nascido em Piraju, graduado em Direito, casado, 35 anos, Leonardo Pires Ripoli elegeu-se pelo PTB com 800 votos (2,06%). Já ocupou três secretarias municipais: de Comunicação (2008), de Turismo (2009) e de Esportes (2017-2020). É filho do radialista Rodivaldo Ripoli, que já foi eleito vereador com o maior número de votos da história.

LUIZ CLAUDIO DESPACHANTE

Nascido em Avaré, graduado em Direito, casado, 56 anos, Luiz Cláudio da Costa elegeu-se pelo PSD com 929 votos (2,39%). Atua como despachante documentalista há mais de 30 anos.

MAGNO GREGUER FILHO DO TONHÃO

Nascido em Avaré, servidor municipal, casado, 42 anos, Magno Greguer elegeu-se pelo PSB com 716 votos (1,84%). É filho do ex-vereador Antonio Greguer, o Tonhão.

TENENTE CARLOS WAGNER CARLÃO

Nascido em Avaré, policial militar, casado, 51 anos, Carlos Wagner Januário Garcia elegeu-se pelo PSD com 515 votos (1,33%). É tenente da PM e atua no patrulhamento rodoviário.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *